Doula

O que é uma Doula? Doula é uma profissional que oferece apoio, assistência e afeto à mulher durante a gestação, parto e pós-parto, cuidando de seu bem-estar físico e emocional. Esses cuidados podem se estender ao companheiro e outros familiares, quando necessário. Dentro do universo de doular, segui o caminho da Tradição, ou seja, atuo com as práticas da tradição dos saberes ancestrais femininos, sempre de maneira profissional, humana e amorosa.

 Meu trabalho como Doula se iniciou com um convite de uma gestante, de quem eu fazia o acompanhamento perinatal ayurvedico e que, sentindo o vínculo e confiança em mim, pediu-me para  doular sua transformação de mulher para mãe e a chegada de sua linda filha na Terra. Senti esse chamado como uma convocação para seguir nesse caminho do bem gerar, parir e criar, caminho esse que se fortaleceu no momento em que me tornei mãe, em 2010.

Acompanhamentos exclusivos que têm como base o ayurveda, o yoga, e os saberes ancestrais femininos visando atender cada mulher ou casal, conforme suas necessidades especificas.

SERVIÇOS OFERECIDOS NA GESTAÇÃO

d3

Massagem para Gestante Garbhini Abhyanga

A massagem em gestantes tem como principais características o toque relaxante, o trabalho com a respiração, deslizamentos que estimulam o melhor funcionamento da circulação sanguínea, linfática e energética, e alongamentos suaves advindos do yoga que alinham o corpo e aliviam alguns desconfortos físicos comuns no período da gestação, proporcionando maior harmonia à mente e às emoções.

Consultoria Ayurvédica

Consultoria Ayurvedica

Orientações de hábitos do cotidiano e de dietas alimentares adequadas à mulher em cada fase da gestação, para que a mãe e o bebê possam ter uma gestação repleta de saúde, harmonia e vitalidade.

Yoga para Gestantes

As práticas de yoga ajudam a gestante a preparar o corpo e a mente para o parto e o pós-parto. Nas aulas, trabalhamos posturas corporais, as quais ativam a circulação linfática e sanguínea, fortalecem e dão resistência ao corpo, aliviando sintomas como dores lombares, nos tornozelos, nas articulações e inchaços. Também fazem parte da prática visualizações mentais, relaxamento, meditação e exercícios respiratórios, que proporcionam à mulher uma mente mais tranquila, maior harmonia nas emoções e sentimentos e a ativação de sua energia vital. Praticar yoga na gestação é um caminho real de autoconhecimento para a gestante, de fortalecimento da comunicação e do vínculo entre a mãe e o bebê e também é um espaço de socialização e troca de experiências entre as mães.

Aulas de Percussão e Expressão Corporal

O som do tambor traz a conexão entre a terra, o ventre e o coração. A batida do tambor ressoa nas profundezas do nosso subconsciente, nos reconectando à nossa ancestralidade e instintos. A movimentação livre e consciente conduzida pela frequência sonora emitida por diferentes instrumentos percussivos possibilitam a descristalização de emoções e sentimentos guardados no corpo, aumentando a sensação de segurança e a confiança da mulher em sua plena capacidade de parir.

Cura do Útero

A Cura do Útero age principalmente nos âmbitos energético e físico: recupera, ativa e equilibra o fluxo energético dos quatro arquétipos femininos, traz cura para os centros da mente, coração e ventre, purificando e harmonizando o fluxo de consciência e energia entre eles, ajudando a gestante sentir-se completa e alinhada nesse momento de sua vida.

SERVIÇOS OFERECIDOS NO PARTO

d11

Acompanhei diversos partos domiciliares e alguns hospitalares, sempre atuando com o embasamento da Tradição do C.A.I.S. do Parto, honrando as necessidades da mãe, do bebê, da família e os ciclos da natureza. Durante o trabalho de parto trago sempre ferramentas do yoga, do ayurveda, dos saberes ancestrais femininos, muitas vezes o toque do tambor com cantos sagrados, e o ancoramento da presença da Divina Energia Feminina. 

SERVIÇOS OFERECIDOS
NO PÓS PARTO

a5

Massagem Ayurvedica Abhyanga

É de extrema importância que a mãe que acabou de nascer ou renascer seja cuidada e bem nutrida, para que possa cuidar e bem nutrir seu bebê. As principais características da massagem abhyanga nesse período são: trazer nutrição ao corpo, induzir ao relaxamento profundo, dar conforto, ativar o sistema imunológico, auxiliar a ativação dos tecidos da pele, reduzir o estresse, a ansiedade, melhorar a qualidade do sono e da circulação sanguínea e linfática, favorecendo a produção do leite materno, trazendo, ainda, um suporte emocional à mulher.

Abyanga

Shantala

A massagem em bebês. É indicada a partir do primeiro mês após o nascimento. Fortalece o vínculo e traz tranquilidade ao recém-nascido, melhorando sua qualidade de sono. Pelo estimulo do toque, o bebê desenvolve uma maior consciência corporal e sensação de segurança. Contribui para o aumento do sistema imunológico e para o melhor funcionamento do sistema gastrointestinal, observando-se um alívio nas cólicas e gazes comuns nos primeiros meses de vida. Auxilia no desenvolvimento de bebês prematuros. Realizo a massagem e também ofereço cursos de capacitação na técnica aos pais, avós e interessados.

Bênção e Cura do Útero

Terapias que auxiliam na integração do processo hormonal, físico, emocional, mental e espiritual que a mulher passa durante o puerpério. A Cura do Útero atua no âmbito energético e físico, trazendo equilíbrio para todo o aparelho reprodutor feminino e para a vida da mulher. Por sua vez, a Bênção do Útero atua num campo mais sutil, no despertar da energia feminina, na integração e compreensão do processo vivido durante a gestação, parto e pós-parto.

Ritual de Fechamento do Parto

Hoje em dia, poucas mulheres têm a consciência da importância, a longo prazo, do período de resguardo, a conhecida quarentena. Esse tempo é necessário para que a mãe possa se recuperar da jornada física, emocional e energética decorrente da gestação e parto, para que seus órgãos internos possam retornar aos devidos lugares, para que ela também possa assimilar todas as transformações experienciadas, a nova vida que se inicia e para conhecer o bebê que acaba de chegar ao mundo. Certamente, o parto é um dos maiores acontecimentos de expansão e abertura energética e espiritual na vida de uma mulher. O Ritual de Fechamento do Parto auxilia a mulher a sentir-se cuidada, amparada, segura, nutrida e mais confiante, honrando com consciência toda experiência vivida, preparando-se para o novo ciclo da maternidade que chega. Fazem parte do Ritual: banho de ervas, massagem, tenda do suor e o fechamento do corpo com o rebozo (xale de algodão mexicano). O Ritual pode ser feito de uma a três vezes, durante o período do resguardo.

Quer marcar um atendimento?

Deixe sua mensagem que entrarei em contato

Joana Netz

Cadastre seu email e receba todas as novidades

Desenvolvido com amor por Bárbara Blauth

Scroll Up